Fruter - Página Inicial

Área de
associado

Hortofruticultura

SECTOR HORTOFRUTICOLA
Este é o sector mais diversificado em termos de produtos agrícolas, pois engloba todos os produtos hortícolas e frutícolas excluindo a banana.
Com cerca de 53 cooperadores, possui uma área aproximada de produção 62 ha.
Toda a produção visa o mercado local e regional.

Horticultura
A horticultura é uma área muito diversificada em produtos agrícolas, pois inclui desde os frescos para saladas (alface, tomate, espinafre, agrião), as couves mais diversas (repolho, coração, portuguesa, merciana, chinesa, couve-flor, bróculos), os frutos (morango, meloa, melancia) entre outros produtos (pimento, beringela, courgette, cebola, tomate, batata, cenoura, salsa, coentro, etc.). Em termos de produção, a alface, o repolho, o tomate, a melancia e couve merciana são os produtos principais.
A horticultura possui 35 cooperadores com uma área de produção aproximada de 10 ha, sendo a maior parte produção em ar livre.
É uma área em constante mudança, não só por dar resposta às novas exigências do consumidor em termos de novos produtos (ex. tomate cereja, courgette e beringela) mas também pela adaptação aos factores de produção que se têm apresentado mais específicos, como sejam as sementes, fertilizantes e produtos fitofarmacêuticos.

Fruticultura
A fruticultura, com 28 cooperadores, possui uma área de produção de 30 ha aproximadamente, incluindo várias espécies como sejam a macieira, pereira, pessegueiro, ameixeira, anoneira, citrinos, maracujazeiro e castanheiro.
O fruto com maior expressão é a maçã (cerca de 70%), onde predomina a variedade Reineta do Canadá. Existem outras variedades, como as do Grupo Galas, a Mutsu e a Jonagored, que apesar de menor expressão em termos produtivos, têm uma grande aceitação no mercado.
Ainda a nível de produção, seguem-se os citrinos, com grande expressão a tangerina, a anona, a castanha e a ameixa.

Fruter Açores | Telf: (00351) 295 204 055 (Esc); (00351) 295 204 050 (Arm) | Fax: (00351) 295 204 059