Fruter - Página Inicial

Área de
associado

Fruter Cooperativa - História

A FRUTERCOOP – Cooperativa de Hortofruticultores da Ilha Terceira foi fundada em 1992, devido à crescente actividade socio-económica iniciada pela Fruter em 1990, começando a sua laboração a 1 de Janeiro de 1993.

A cooperativa tem como linha principal de orientação o desenvolvimento da horticultura, fruticultura, floricultura e apicultura a nível de comercialização, nomeadamente na concentração dos produtos produzidos pelos seus cooperadores, sua selecção e armazenamento, e respectiva comercialização.

Devido à grande variabilidade de produtos agrícolas comercializados, e por uma questão de organização interna, a Frutercoop está estruturada em vários sectores de trabalho com centros de custo, como sejam:

- sector da banana;

- sector horto-frutícola;

- sector da apicultura;

- sector da floricultura;

Possui 98 cooperadores na sua totalidade, numa área total de produção de aproximadamente 112 ha, e na apicultura, um efectivo de 500 colmeias.

Face à crescente preocupação ambiental e do consumidor, tem sido importante e prioritário um aconselhamento técnico menos agressivo ao meio ambiente, pela aplicação de técnicas produtivas mais integradas permitindo uma utilização mais sustentável dos factores de produção, nomeadamente numa utilização mais restrita de pesticidas.

Devido às novas exigências comerciais e alimentares, a cooperativa possui em fase de implementação um sistema de segurança alimentar, de acordo com a aplicação do método HACCP.

 

Ficheiros

Fruter Açores | Telf: (00351) 295 204 055 (Esc); (00351) 295 204 050 (Arm) | Fax: (00351) 295 204 059